domingo, 26 de fevereiro de 2012

Notorious Big - O Rei de Nova York


Christopher George Latore Wallace nasceu em Nova Iorque, 21 de maio de 1972 também era conhecido como Biggie Smalls, Big Poppa e Frank White, mas seu vulgo era The Notorious B.I.G. (Business Instead of Game)em tradução livre "Negócios Em vez de Jogo". Notorious é conhecido principalmente por ser o maior rival de 2pac, sendo que a rixa entre Costa Leste e Oeste se intensificou devido a eles.

Big e 2Pac.

Big e 2Pac queriam realiza o impossível uma amizade entre os Rappers da Costa Leste liderada por Notorious e a Costa Oeste dos E.U.A, mas essa tentativa de apaziguar a paz entre as Costas acabou porque Pac sofre uma tentativa de homicídio dentro do estúdio de Notorious"Quad Recording Studios em Manhattan", Pac começa a ver Notorious como inimigo.
Após sair da prisão, Tupac assinou com a Death Row Records em 15 de Outubro de 1995. Bad Boy Records e Death Row, agora rivais nos negócios, se envolveram em uma briga intensa.
Segundo Pac: "Meu amigo, esses caras conheçem cada bandido, cada traficante e cada assassino de Nova York. Eu estava na área deles. 2 homens apareçem e me enchem de balas e eles dizem que não sabem de nada ? Que não sabem quem são ? O Notorious me falava: ‘Não anda com esses caras Tupac. Isso tá perigoso’, ele sabia o que estavam planejando e não me avisou, ele foi cúmplice do Combs"

Notorious e o dono da gravadora Sean Puffy Combs negaram ter envolvimento no atentado contra Pac segundo Notorious:

"O fato de eu estar no estúdio na hora do incidente foi só uma coincidência. Pac não pôde dizer quem realmente fez isso com ele naquela hora. Assim, ele simplesmente jogou a culpa em mim."


O Rap se dividiu praticamente em 2Pac e Notorious,2Pac representando a Costa Oeste e a gravadora Death Row Records, Big representando a Costa Leste e sua gravadora Bad Boys Records.Quando 2Pac foi assassinado 7 de Setembro de 1996, o principal suspeito a ser mento do assassinato de Pac foi Notorious pois na musica
Hit Em Up de 2Pac ele fala pra Notorious.
Primeiramente foda-se a sua mulher
E o seu grupo inteiro
Lado oeste, quando saimos no rolé, vamos todos preparados
Você diz que é um malandro, mas eu comi a sua mulher
Nós acabamos com os Bad Boys
Vocês estão fudidos pra vida toda…




Antes do atentado a 2Pac as duas gravadoras ja tinham rivalidade pois Suge Knight. fundador e dono da Gravadora Death Row era um antigo inimigo de Sean Puffy Combs. Combs era conhecido por cantar nas músicas dos seus contratados e apareçer em seus videoclipes. Em 1995 a rixa entre os dois se inflamou depois que Knight o insultou publicamente no Source Awards ’95: "Se alguém aqui quer ser uma estrela e se manter como uma estrela, sem ter que se incomodar com o produtor executivo querendo dar pitacos em todas as músicas e aparecer em todos os vídeos dançando, então venha para a Death Row." Ainda em 1995 em uma festa em Atlanta, os dois se encontraram e a confusão começou. No final da festa, um atirador não identificado matou o segurança de Knight e o atingiu com dois disparos. Knight acusou Sean Puffy Combs de tentar matá-lo. No mesmo ano assinou com Tupac Shakur. Na Death Row.
Até o final do ano de 1995, Wallace foi o artista solo mais vendido do sexo masculino e rapper nas paradas de pop e r&b. Em Julho de 1995, ele apareceu na capa da The Source, com o título "O Rei de Nova York Domina Tudo". Na The Source Awards, ele foi nomeado Melhor Artista Novo (Individual), Letrista do Ano, Performista ao Vivo do Ano, e seu álbum de estréia do ano. Na Billboard Awards, ele foi artista de rap do ano.

Morte
Big viajou para a Califórnia em fevereiro de 1997 para promover seu próximo álbum e gravar um videoclipe de seu single, "Hypnotize". Em 05 março de 1997 Wallace deu uma entrevista de rádio com The Dog House em KYLD em San Francisco, Califórnia. Na entrevista, ele afirmou que havia contratado um segurança uma vez que temia por sua vida, mas isso era porque ele era uma figura da celebridade, não especificamente um rapper. Life After Death foi agendado para lançamento em 25 de março de 1997. Em 8 de março de 1997, ele apresentou um prêmio de Toni Braxton no 11 º Annual Soul Train Music Awards, em Los Angeles e foi vaiado por algumas pessoas da platéia. Após a cerimônia, após Wallace participar de uma festa organizada pela revista Vibe e Qwest Records no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles. Outros convidados incluíram Faith Evans, Aaliyah, Sean Combs e alguns membros das gangues Crips e Bloods.
Em 09 março de 1997, por volta das 00:30, Wallace foi com sua comitiva em dois Chevrolet Suburbans regressar ao seu hotel após o Corpo de Bombeiros encerrar a festa mais cedo, devido à superlotação. Wallace viajou no banco do passageiro da frente ao lado de seus companheiros, Damion "D-Roc" Butler, o membro do Junior M.A.F.I.A.(Junior Masters At Finding Intelligent Attitudes) Lil Cease e Gregory "G-Money" Young. Combs viajou em outro veículo com três guarda-costas. Os dois carros foram guiados por uma Chevrolet Blazer que leveva o diretor de segurança da Bad Boy.
Por volta das 00:45 as ruas estavam cheias de pessoas que estavam saindo do evento. O carro de Wallace parou em um sinal vermelho à (46 m) de um museu. Um Chevrolet Impala preto parou ao lado do carro de Wallace. O motorista da Impala, um homem Afro-americano que vestia um terno azul e gravata borboleta, baixou a janela, sacou uma pistola de 9 milímetros de aço azul e disparou contra o Suburban, quatro balas atingiram Wallace no peito. Os parceiros de B.I.G. levaram ele no Centro Médico Cedars-Sinai, mas ele foi declarado morto às 01h15.

DISCOGRAFIA.

Ready to Die (1994)
Life After Death (1997)
Born Again (1999)
Duets: The Final Chapter (2005)
Greatest Hits (2007)
Notorious (2009).

CURIOSIDADES.

*Biggie também trabalhou com Michael Jackson. Em 1995, compôs e cantou um rap para a canção "This Time Around" do megastar, e cerca de dois anos depois, estrelou a faixa "Unbreakable", porém esta só seria lançada em 2001, no disco Invincible.
*Em 2009 foi feito um filme sobre Notorious, o titulo do filme é Notorious - Nenhum Sonho é Grande Demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário